21
dezembro
2015

Sketchbox: Natal

Desde de 2009 venho fazendo ilustrações em caixas de papel seguindo um tema específico.

Tudo começou com a ilustração de uma caixa que veio o Juicer Philips Walita que minha mãe comprou na época. A partir daí isso virou uma série chamada Sketchbox. Veja todas aqui.

O tema utilizado neste trabalho foi o Natal, e o suporte que usei para fazer a ilustra foi uma caixa de panettone, usando a mesma ideia da caixa que fiz com o tema “Café” há 3 anos, ou seja, desenhando na parte de dentro da caixa.

Desta vez documentei a ilustração em forma de stopmotion.

A ideia desta caixa por incrível que pareça surgiu depois que fiz um orçamento para uma empresa para fazer algo similar, porém no fim o cliente acabou optando pela linguagem de outro ilustrador. Acontece.

E como minha empolgação do job não parou no orçamento, resolvi comprar uma caixa de panettone e brincar com o tema do Natal. Vejam como ficou!

magel-sketchbox-01 magel-sketchbox-02 magel-sketchbox-03 magel-sketchbox-04 magel-sketchbox-05 magel-sketchbox-06 magel-sketchbox-07 magel-sketchbox-08 magel-sketchbox-09

O Processo de trabalho

O processo de trabalho para fazer uma caixa dessas vai muito além da ilustração propriamente dita.

Primeiro vem a ideia, a imaginação de como as coisas ficariam no suporte, a busca de referências de imagens e só então a caixa começa a receber seus primeiros traços de ilustração à lápis.

Feito isso, vem a parte mais legal que é o risco à caneta. Tudo começa a aparecer e o resultado fica lindo, porém desta vez decidi fazer um stopmotion em vídeo do desenho, por isso levou o dobro do tempo. A cada traço, uma parada para fotografar. Sem dizer do planejamento das luzes para as fotos, montagem do tripé, essas coisas.

magel-sketchbox-10
E depois que esta etapa de ilustração e foto acaba, começa a etapa de baixar as fotos no computador, selecionar, tratar, colocá-las no editor de vídeo, buscar uma trilha, fazer o vídeo e só então fazer o upload no Vimeo. E então é “só” fazer o post, escrever e mostrar o trabalho aqui para vocês! 🙂

Aproveite para ver também o projeto NATYPE, o alfabeto feito com luzes de Natal.

Feliz Natal! 😀