12
setembro
2014

9 características comuns de fotos minimalistas do Instagram

Postado por em fotografia

Quem passeia bastante pelo instagram já deve ter visto, tem ou segue algum perfil minimalista. Fotos dos pés, cenários limpos de informação, pessoas pulando, perspectivas simétricas, essas coisas. Pois é, vou falar de algumas características em comum de perfis que sigo.

Minimalismo é um estilo de vida. Menos é mais. Essa galera adora estética, saem para fotografar juntos muitas vezes (você vai poder ver isso em um documentário no final do post!) e, embora tendo linguagens fotográficas diferentes uns dos outros, fazem, muitas vezes o mesmo estilo de foto, que se repete a cada perfil do Instagram. São pessoas que se preocupam com o visual, com o que vestem, pessoas que valorizam cada detalhe e que se divertem fotografando. São fotógrafos, designers, redatores ou que simplesmente tem um olhar esperto para a coisa. Gente da minha gente, se é que vocês entendem 😉

Pela qualidade e criatividade das fotos, esses perfis acabam atraindo dezenas de milhares de seguidores. A criatividade desta linguagem, está em fazer um tipo de foto tendo como base um “grid” de ideias que vão sendo criadas e repetidas em outros perfis, virando uma série de fotos que se relacionam. Atire a primeira pedra quem nunca se inspirou no estilo de foto alheia!
Mas embalar um estilo não é garantia de foto boa. Eu por exemplo tentei fazer a foto do pulo e esteticamente ficou uma bosta. rs

O que chama a atenção é a harmonia das cores e formas, o equilíbrio das fotos e claro, o olhar. Embora esses temas estampados em vários perfis existam, como disse anteriormente, existe o olhar diferente no momento do clique.

Mas se as fotos são parecidas, onde é que mora a criatividade?

A criatividade é uma coisa independente desse grid que falo. Você pode criar em cima de uma ideia já concebida (aliás, é o que todo mundo faz!). A criação atrelada à técnica, ao repertório estético e à prática é o que faz cada foto ser única. Aí cada um vai criando a sua linguagem.
Esses insta-fotógrafos se atentam ao fundo, às cores, aos elementos entorno, aos alinhamentos, ao contraste, etc na hora do clique.
Depois ainda existe uma pós produção nos recursos de tratamento de imagem no próprio instagram ou em aplicativos mobile de correção de perspectiva, espelhamentos e por aí vai (Você não acha que as fotos ficam perfeitas só no esquema #nofilter, né?).

Então eu listei alguns temas em comum que vi entre alguns perfis que sigo.

O primeiro ítem apresenta os perfis, onde você poderá perceber inclusive uma característica minimalista em grande parte deles. Os números no canto de cada perfil é para você saber de quem são as fotos nos outros ítens que listei. E claro, eu me incluí na brincadeira. Sou o 16 😛

Imagem do perfil

magel-minimalista-perfis

Pessoas pulando

magel-minimalista-pulo

Mão segurando algo

magel-minimalista-mao-segurando

Perspectiva simétrica

magel-minimalista-perspectiva

Fotos dos pés

magel-minimalista-pes

Objeto bem no meio da cena

 

magel-minimalista-meio

Pessoas caminhando

magel-minimalista-caminhando

O autor do perfil retratado por alguém

magel-minimalista-retrato

Menção ao Instagram

magel-minimalista-instagram

Todos os perfis estão abaixo. Facinho, só clicar:

@veeceecheng   @tfmoralles   @eveweigel   4 @andrehsantos
5 @andersonangelico   6 @dannyzappa   7 @carolinasacco   8 @zefelipe
9 @dickarruda   10 @heyfeelix   11 @ninabedacchi   12 @paulo_delvalle
13 @alcimarverissimo   14 @yugi   15 @elieberluna   16 @ximarquinho

Ou acesse meu perfil do instagram pelo celular que eu menciono todos lá. Mas fácil ainda!

E para fechar esse post dos apaixonados por fotografia, segue abaixo um documentário inspirador que gosto muito. Para quem curte fotografar, seja com a câmera ou celular. 🙂

Portrait – a documentary on photography from Andy Newman on Vimeo.