09
dezembro
2013

7 dicas para deixar fotos de comida mais suculentas usando a câmera do celular

Postado por em fotografia

Não existe uma receita de bolo para fazer fotos deliciosas. Existe o treino do olhar, os estudos e dicas que podem ajudar a conseguir um bom resultado. Aqui eu dou as dicas, o resto só a prática irá dar o tempero ideal às suas fotos.

Então vamos lá!

1. Explore um bom ângulo

É difícil conseguir uma foto que pareça realmente suculenta de um prato de comida tirando uma foto de um ângulo pegando o prato todo. Claro, existem pratos que já são bonitos pela própria característica e ingredientes, mas explorar os ângulos e aproximar de um detalhe, pode fazer toda a diferença, ou seja, você pode transformar aquela guloseima boa em uma guloseima espetacularmente boa.

Uma dica para fotografar de um ângulo baixo é virar o celular de cabeça para baixo, assim você vai conseguir um enquadramento onde talvez não consiga com o celular na sua posição normal devido a posição da lente.

dicas-1


2. “Limpe” a cena

Ao enquadrar, verifique se há objetos, pessoas ou algo que não tenha a ver com o assunto fotografado. Se possível deixe algumas coisas da mesa fora de visão no enquadramento da imagem. Isso vai fazer com que a sua foto fique mais “limpa”, sem interferências de outros objetos. Sem dizer que a câmera do celular não tem o poder de desfoque que só uma câmera profissa proporciona com facilidade para desfocar o ruído que os elementos atrás do assunto irão causar.

dicas-2


3. Use o Zoom

O zoom da câmera aproxima os planos, o que pode deixar algumas fotos bem interessantes.
Outra vantagem do zoom, pelo menos no iPhone é que você consegue focar algo que normalmente você não conseguiria fazer de muito perto, aí o zoom funciona como uma alternativa e vai simular essa proximidade ao assunto.

dicas-6


4. Saiba onde focar

O foco dependerá da distância que a câmera está e do local que você tocar para focar. Pode depender também do celular que está usando. Uns tem esse recurso (do foco tocando na tela), outros não.
Uma dica legal é aproximar bastante de um objeto e focar algo que está distante dele utilizando o zoom da câmera, deixando então este objeto próximo desfocado (mesmo pq é provável que sem um adaptador macro a câmera não vai conseguir focar nada muito próximo).
E uma coisa meio óbvia que é bom reforçar é: segure firme na hora do clique para evitar aquela tremida e comprometer o foco (Ilustro isso na dica 6).

Nossos olhos procuram pelo foco, ou seja, o foco direcionará o olhar de quem está vendo, por isso é muito importante que se tenha em mente na hora da foto, qual é a parte importante que você quer focar.

dicas-4


5. Controle a exposição

Luz na fotografia é tudo, por isso o ideal é que o local esteja bem iluminado para fazer uma boa foto.
No iPhone se você tocar em uma parte escura da imagem exibida no visor a foto vai ficar mais clara e tocando em uma parte clara e foto ficará mais escura. O problema é que o lugar onde você toca para medir a exposição é o mesmo para focar, ou seja, as vezes você vai ter que escolher entre focar OU controlar a exposição. Mas se isso for um problema em suas fotos, você poderá recorrer ao aplicativo Câmera +, onde existem dois pontos de controle: um para exposição e outro para o foco.

dicas-5


6. Cuidado ao tocar/apertar botão de disparo

Como o botão de disparo da câmera de alguns celulares é na tela, é muito comum acontecer de tocarmos na tela movimentando o celular e consequentemente a foto, se não sair tremida, pode perder um pouco o foco e a nitidez, então quanto mais cuidado você tiver para fazer a ação do disparo, melhor.
dicas-3


7. Trate as fotos com moderação

É preciso bom senso para tratar uma imagem, pois falando de comida, um tratamento ou o uso de filtros que alteram a cor do alimento pode não deixar a sua foto natural, muito menos apetitosa.

dicas-7


E finalmente as fotos…

As fotos abaixo foram feitas com o iPhone 4s, com suas cores e nitidez ajustadas no Afterlight, utilizando essas dicas e postadas no meu Instagram.

comidas-suculentas

Veja todos os posts sobre: