23
maio
2012

Passo a passo: Criação de um folder

Hoje vou levantar uma questão que tem a ver com produção, processo e meios que podem otimizar a vida do designer (e do cliente), minimizando refações e garantindo os prazos. Então descrevi nesse post um caso prático, mostrando o passo a passo deste trabalho.

Job: Criação de um folder frente e verso.

Briefing: Criar um folder tipo cabide. Este folder deve ser impresso em 4/4 (4 cores, frente e verso), com verniz em reserva em algumas áreas com faca especial (no cabide) para ser pendurado em retrovisores internos dos automóveis.
O folder também deve ter picote para que uma área seja destacada e mais, nele deverá ter 2 espaços para ser preenchido à mão assim que forem definidos os tipos de produtos pós compra e outra área que receberá um código por folder, por isso ela deve ficar em branco.
Outra necessidade é exibir dentro do folder duas marcas distintas apresentando sua linha de produtos, dando a possibilidade do instalador escrever quais produtos foram instalados.

Aí pronto, é só desenhar tudo isso de uma forma clara e fácil de entender.

Desafiador, não?

Pois é, diante desta quantidade de informações a serem consideradas, usei o meu conhecimento de Arquiteto de Informação, implantando o wireframe (uma das formas que servem para documentar um projeto na fase da Arquitetura de Informação) antes da criação visual, dando prioridade para a aprovação da informação em primeiro lugar.

Primeiramente levantei as informações, elencando junto ao cliente as chamadas e as prioridades dada a cada elemento no folder e a partir disso, iniciei uns sketches.

Anotações

Sketches

Sketches

Feito o levantamento das informações, iniciei o estudo do trabalho ordenando os textos e gráficos em uma primeira versão, ou, como disse, o “wireframe” da peça.
Qualquer cliente que esperasse receber um layout e recebesse um folder sem cor, com certeza iria estranhar. Por isso propuz este processo com a finalidade de acertarmos o projeto de ponta a ponta, minimizando a margem de erro, tanto minha, do cliente quanto o da gráfica.

No final o cliente ficou feliz com o processo e com o resultado (e eu também!) 🙂

 

Wireframe inicial

Folder pb capa

Folder pb dentro

 

Mocku-up ou Boneco

Mockup inicial

Alterações no mockup

 

Apresentação do layout feito em Illustrator e finalizado no Photoshop

Simulação do folder fechado

Simulação do folder aberto

Simulação do folder aberto

 

Mockup do layout final (feito após a aprovação do passo anterior)

Corte do boneco final

Corte do boneco final

 

Prova de cor e área do verniz em reserva

Prova de cor

Prova de máscara de verniz reserva

 

Estudo de formato do cabide

Estudo cabides

O formato escolhido foi o terceiro da esquerda para a direita por seguir mais a linguagem aplicada no visual do folder e por alguns carros terem a aste que segura o retrovisor mais espessa.

 

Folder impresso

Detalhes do folder

Legenda:
1) Campo para ser preenchido após a escolha dos tipos de insulfilm.
2) Área que será destacada para fixar no volante do carro, informando ao dono a data correta para a abertura dos vidros e uso do desembassador térmico traseiro.
3) Picote da área a ser destacada.
4) Número de série do certificado para o controle da garantia.

 

Folder no carro

Folder pendurado no retrovisor

Folder pendurado no retrovisor

Ao se envolver na criação de uma peça gráfica, o designer deve se atentar a outras coisas tão importantes quanto à parte visual, como a ergonomia (onde e como isso será utilizado?), ao tamanho e prioridade da informação (quem vai ler? qual a distância?), a produção, etapas de aprovação e as próprias peculiaridades da área impressa – e são muitas! (bonecos, provas, verniz, corte, fechamento de arquivo e por aí vai).
A criação de um folder pode ser mais complexa do que imaginamos, por isso é bom se atentar às necessidades do cliente, responsabilidades do designer e todos os detalhes na hora de orçar. 🙂

Meu amigo, designer e ilustrador Gustavo Bacan trabalhou na criação dos ícones e no fechamento de arquivo da peça. Valeu, Guga!

Veja todos os posts sobre: