Hoje vou levantar uma questão que tem a ver com produção, processo e meios que podem otimizar a vida do designer (e do cliente), minimizando refações e garantindo os prazos. Então descrevi nesse post um caso prático, mostrando o passo a passo deste trabalho.
Job: Criação de um folder frente e verso.
Briefing: Criar um folder tipo cabide. Este folder deve ser impresso em 4/4 (4 cores, frente e verso), com verniz em reserva em algumas áreas com faca especial (no cabide) para ser pendurado em retrovisores internos dos automóveis.
O folder também deve ter picote para que uma área seja destacada e mais, nele deverá ter 2 espaços para ser preenchido à mão assim que forem definidos os tipos de produtos pós compra e outra área que receberá um código por folder, por isso ela deve ficar em branco.
Outra necessidade é exibir dentro do folder duas marcas distintas apresentando sua linha de produtos, dando a possibilidade do instalador escrever quais produtos foram instalados.
Aí pronto, é só desenhar tudo isso de uma forma clara e fácil de entender.
Desafiador, não?
Pois é, diante desta quantidade de informações a serem consideradas, usei o meu conhecimento de Arquiteto de Informação, implantando o wireframe (uma das formas que servem para documentar um projeto na fase da Arquitetura de Informação) antes da criação visual, dando prioridade para a aprovação da informação em primeiro lugar.
Primeiramente levantei as informações, elencando junto ao cliente as chamadas e as prioridades dada a cada elemento no folder e a partir disso, iniciei uns sketches.
Feito o levantamento das informações, iniciei o estudo do trabalho ordenando os textos e gráficos em uma primeira versão, ou, como disse, o “wireframe” da peça.
Qualquer cliente que esperasse receber um layout e recebesse um folder sem cor, com certeza iria estranhar. Por isso propuz este processo com a finalidade de acertarmos o projeto de ponta a ponta, minimizando a margem de erro, tanto minha, do cliente quanto o da gráfica.
No final o cliente ficou feliz com o processo e com o resultado (e eu também!) 🙂
Wireframe inicial
Mocku-up ou Boneco
Apresentação do layout feito em Illustrator e finalizado no Photoshop
Mockup do layout final (feito após a aprovação do passo anterior)
Prova de cor e área do verniz em reserva
Estudo de formato do cabide
O formato escolhido foi o terceiro da esquerda para a direita por seguir mais a linguagem aplicada no visual do folder e por alguns carros terem a aste que segura o retrovisor mais espessa.
Folder impresso
Legenda:
1) Campo para ser preenchido após a escolha dos tipos de insulfilm.
2) Área que será destacada para fixar no volante do carro, informando ao dono a data correta para a abertura dos vidros e uso do desembassador térmico traseiro.
3) Picote da área a ser destacada.
4) Número de série do certificado para o controle da garantia.
Folder no carro
Ao se envolver na criação de uma peça gráfica, o designer deve se atentar a outras coisas tão importantes quanto à parte visual, como a ergonomia (onde e como isso será utilizado?), ao tamanho e prioridade da informação (quem vai ler? qual a distância?), a produção, etapas de aprovação e as próprias peculiaridades da área impressa – e são muitas! (bonecos, provas, verniz, corte, fechamento de arquivo e por aí vai).
A criação de um folder pode ser mais complexa do que imaginamos, por isso é bom se atentar às necessidades do cliente, responsabilidades do designer e todos os detalhes na hora de orçar. 🙂
Meu amigo, designer e ilustrador Gustavo Bacan trabalhou na criação dos ícones e no fechamento de arquivo da peça. Valeu, Guga!
Pingback: Convite de casamento: passo a passo | Magel Studio
Parabéns Markito! Mandando bem como sempre! 😉
Ótimo post. Mostra bem a importância dos detalhes e de um estudo prévio para a criação de qualquer projeto em design gráfico. E a importância de orçar bem, pois estamos falando de um projeto, algo que leva tempo e necessita de conhecimento…
Gostaria de saber onde posso mandar produzir esse tipo de material.
Eu gostaria muito de aprender a faser um desse por que eu tenque levar pra escola.