30
junho
2011

Catalogando e organizando livros por cor

Depois que a Tereza Jardim twittou um link de um site mostrando uma estante de livros organizados por cor, veio a seguinte questão:
Ok, fica bonito, mas onde fica a praticidade na hora de procurar um livro de determinado assunto?

Foi a partir de uma discussão corriqueira no Facebook que cheguei a conclusão que se eu catalogasse todos os livros, conseguiria os organizar por cor, uma vez que no software eu também consigo categoriza-los pela cor, o que torna mais fácil na hora de procurar. E como não tenho uma Biblioteca Nacional em casa, consigo sim achar meus livros mesmo não consultando o catálogo (com um pouco mais de dificuldade do que quando estavam separados por assunto).

Há quem pense que isso é uma tarefa de um Nerd, mas comparando às milhares de músicas que todo mundo cataloga no iTunes e de fotos no Flickr, organizar livros hoje é fichinha.

Iniciei pela procura do software necessário e o mais completo que achei foi o BookPedia para Mac.

Com ele vc pode escanear o código de barras dos livros e “plin”, todos os dados do seu livro já estão catalogados.

Mas nem tudo é tão fácil assim. Muitos deles eu cataloguei manualmente, inserindo os dados e pegando a capinha no Google Imagens mesmo, pois a busca do programa não reconhecia alguns livros brasileiros, por exemplo.

Apesar disso levei apenas 3 dias para catalogar os meus 182 livros.

Além de poder buscar por dezenas de filtros, colocá-los em diversas categorias e tags diferentes, o aplicativo ainda possui campos personalizáveis. Foi nessa que tive a ideia de colocar a cor da lombrada do livro (nem sempre a lombada segue a cor da capa) em um desses campos.

Sem dizer dos gráficos que ele mostra. Bem legal ver por exemplo quais são as editoras ou assuntos que você mais consome.

E por fim, a estante ficou assim:

Veja as fotos que foram feitas depois desta organização.

Quer começar a se organizar? Comece já. Eu dou a dica!