Depois que a Tereza Jardim twittou um link de um site mostrando uma estante de livros organizados por cor, veio a seguinte questão:
Ok, fica bonito, mas onde fica a praticidade na hora de procurar um livro de determinado assunto?
Foi a partir de uma discussão corriqueira no Facebook que cheguei a conclusão que se eu catalogasse todos os livros, conseguiria os organizar por cor, uma vez que no software eu também consigo categoriza-los pela cor, o que torna mais fácil na hora de procurar. E como não tenho uma Biblioteca Nacional em casa, consigo sim achar meus livros mesmo não consultando o catálogo (com um pouco mais de dificuldade do que quando estavam separados por assunto).
Há quem pense que isso é uma tarefa de um Nerd, mas comparando às milhares de músicas que todo mundo cataloga no iTunes e de fotos no Flickr, organizar livros hoje é fichinha.
Iniciei pela procura do software necessário e o mais completo que achei foi o BookPedia para Mac.
Com ele vc pode escanear o código de barras dos livros e “plin”, todos os dados do seu livro já estão catalogados.
Mas nem tudo é tão fácil assim. Muitos deles eu cataloguei manualmente, inserindo os dados e pegando a capinha no Google Imagens mesmo, pois a busca do programa não reconhecia alguns livros brasileiros, por exemplo.
Apesar disso levei apenas 3 dias para catalogar os meus 182 livros.
Além de poder buscar por dezenas de filtros, colocá-los em diversas categorias e tags diferentes, o aplicativo ainda possui campos personalizáveis. Foi nessa que tive a ideia de colocar a cor da lombrada do livro (nem sempre a lombada segue a cor da capa) em um desses campos.
Sem dizer dos gráficos que ele mostra. Bem legal ver por exemplo quais são as editoras ou assuntos que você mais consome.
E por fim, a estante ficou assim:
Veja as fotos que foram feitas depois desta organização.
Quer começar a se organizar? Comece já. Eu dou a dica!
Pingback: Forma, função e... fotografia! | Magel Studio
Cara, sua estante ficou LINDA! Eu ainda não tenho tantos livros assim, acho que vou aproveitar quando fizer minha reforma aqui no quarto pra catalogar logo do começo.
PS: CosacNaify comanda, né? rsrsrs…
Valeu Tereza!
Catalogar foi mais fácil do que eu esperava. Nem sabia que os apps já tinham essa opção de ler o código de barras, pode?
A Cosac empera aqui em casa. Além de livros de design tb tem livros infantis fantásticos que são referências de ilustração.
Aliás a senhorita precisa aparecer mais por aqui. Só te vejo no tal do Designices! rsrs
E agora, como tá? Quero mais posts! =)
A propósito, cadê o “impressionante” livro Design Cookbook?