22
novembro
2010

Making-of exposição fotográfica

Hoje vou falar como foi o processo de criação e produção da exposição de fotografia que rolou de setembro à outubro deste ano. O post é um pouco longo, mas a diversão é garantida!

Tudo começou quando eu tirei férias e resolvi ir para a Patagônia. Depois de uns dias naquele lugar deslumbrante e já com o esqueleto e mente descansados, pensei em fazer algo diferente no meu aniversário que se aproximava, porém a ideia que tive ia acabar saindo um pouco caro para durar apenas um dia.
A ideia era fazer uma exposição das fotos tiradas na viagem. Ideia que na realidade era um sonho que sempre tive: montar uma exposição e reunir os amigos.
Então, entrei em contato com o Restaurante Otto Bistrot, que tinha um espaço legal e consegui reservar para expor durante um mês! :)

Como os custos da exposição e mão de obra seriam feitos por mim mesmo, comecei a meter a mão na massa. Comprei as pranchas de Foam Board, as câmeras fotográficas descartáveis, fitas, cordões, pregadores, monóculos e etc.
Depois disso escolhi as fotos que fariam parte da exposição, organizado da seguinte maneira:
- Metade do espaço fotos da Patagônia, a outra metade do Peru (viagem que fiz em 2007)
- No meio da sala diponibilizaria alguns monóculos pendurados com fotos diversas de ambos os lugares
- Nos banheiros, fotos em PB

Lugar definido, fui até lá e tirei todas as medidas para que as instalações se encaixassem perfeitamente no espaço disponível:

Medidas do Otto Bistrot

Com as medidas na mão, comecei a rafear as ideias para a exposição:

Rafes de ideias para a exposição

Feito isso, peguei as medidas disponíveis de ampliação das fotos e fiz um esquema no illustrator para poder escolher as imagens e já salvá-las nos tamanhos certos:

Tamanhos de fotos

E para organizar as fotos de um jeito que não ficassem espalhadas de forma gratuita, peguei as duas maiores paredes e as distribuí levando em consideração a silhueta da principal paisagem de cada lugar:

Conceito da montagem

Lembrando que, para comprar a quantidade certa de Foam Board, antes tive que fazer um estudo para que não houvesse desperdício de papel e ao mesmo tempo tivesse uma pequena sobra levando em conta os erros, algumas refações e manutenção durante o período da exposição, então também fiz uma simulação de como os tamanhos escolhidos ficariam dentro das placas de Fam Board já considerando os tamanhos organizados na etapa anterior:

Aproveitamento de Foam Board

Me preocupei também com as legendas das fotos e usei o meu lado Arquiteto de informação para organizar de uma maneira simples a mesma disposição visual do conceito da montagem:

Legendas das fotos da exposição

Depois deste planejamento todo e das fotos impressas, mãos a obra para cortar e colar tudo!

Processo de montagem

Como mencionei nas primeiras linhas do post, fiz um suporte para pendurar monóculos com fotos diversas das viagens:

Monóculos

Também comprei algumas câmeras descartáveis para distribuir para os convidados no dia da festa. Aproveitei para fazer um pequeno adesivo de instruções para o pessoal fotografar e passar a vez:

Câmeras descartáveis

No banheiro, como disse, fotos PB e um ambiente que lembra um laboratório de revelação fotográfica.

Laboratório fotográfico

Aí só faltou fazer o convite e comemorar!
O nome da exposição veio de uma das principais características comuns das duas viagens: Altitude. Então fiz 6 convites distintos usando 3 fotos que fiz no Peru e 3 que fiz na Patagônia, apenas mudando as fotos:

Convites da exposição

E para encerrar a parte da produção, fiz um vídeo que mostra um pouco de todo o processo de criação deste trabalho com direito a stop motion :)

Making of exposição fotográfica Altitude from Magelstudio on Vimeo.

E a mensagem que tenho depois de toda esta dedicação, noites, gastos com tudo e etc, é: Vale a pena! Se você tem um sonho, foca, se dedique e corre atrás dele! :)

E aqui vão meus agradecimentos especiais às pessoas que colaboraram com essa trabalheira toda:

Ao meu primo Fábio que me ajudou muito na montagem e nas ideias e processos mirabolantes para fazer tudo de uma forma inteligente e rápida, além do bom humor, sempre.

À minha irmã que também arriscou seus dedos e unhas em me ajudar a marcar e a estiletar os Foam Boards.

À minha mãe, pela montagem dos monóculos, por correr atrás de tudo que eu não podia, pelos cafés, por aturar toda bagunça, por tudo.

À Mari Nobre que nas últimas horas me deu uma baita força com a iluminação alem de me presentear com o lindo GuestBook da exposição que muitos assinaram.

Ao meu amigão Rogerio Fratin que escreveu lindamente o meu descritivo na entrada da exposição.

À Bia Goll por ceder gentilmente o espaço e ainda fazer a manutenção quando acontecia de algumas fotos cairem..rs

Aos fotografos Silvio Tanaka e Nicoli Barea que fizeram um registro incrível desta data.

Estão à venda as fotos que foram exibidas na exposição, junto com o Foam Board. Se alguém se interessar entre em contato comigo. O preço depende do tamanho da ampliação, mas é beeem camarada.
Também estou produzindo o suporte para monóculos. Cores e tamanhos de acordo com a necessidade. Em breve postarei aqui fotos do suporte. Aguarde.