Hoje vou falar como foi o processo de criação e produção da exposição de fotografia que rolou de setembro à outubro deste ano. O post é um pouco longo, mas a diversão é garantida!
Tudo começou quando eu tirei férias e resolvi ir para a Patagônia. Depois de uns dias naquele lugar deslumbrante e já com o esqueleto e mente descansados, pensei em fazer algo diferente no meu aniversário que se aproximava, porém a ideia que tive ia acabar saindo um pouco caro para durar apenas um dia.
A ideia era fazer uma exposição das fotos tiradas na viagem. Ideia que na realidade era um sonho que sempre tive: montar uma exposição e reunir os amigos.
Então, entrei em contato com o Restaurante Otto Bistrot, que tinha um espaço legal e consegui reservar para expor durante um mês! 🙂
Como os custos da exposição e mão de obra seriam feitos por mim mesmo, comecei a meter a mão na massa. Comprei as pranchas de Foam Board, as câmeras fotográficas descartáveis, fitas, cordões, pregadores, monóculos e etc.
Depois disso escolhi as fotos que fariam parte da exposição, organizado da seguinte maneira:
– Metade do espaço fotos da Patagônia, a outra metade do Peru (viagem que fiz em 2007)
– No meio da sala diponibilizaria alguns monóculos pendurados com fotos diversas de ambos os lugares
– Nos banheiros, fotos em PB
Lugar definido, fui até lá e tirei todas as medidas para que as instalações se encaixassem perfeitamente no espaço disponível:
Com as medidas na mão, comecei a rafear as ideias para a exposição:
Feito isso, peguei as medidas disponíveis de ampliação das fotos e fiz um esquema no illustrator para poder escolher as imagens e já salvá-las nos tamanhos certos:
E para organizar as fotos de um jeito que não ficassem espalhadas de forma gratuita, peguei as duas maiores paredes e as distribuí levando em consideração a silhueta da principal paisagem de cada lugar:
Lembrando que, para comprar a quantidade certa de Foam Board, antes tive que fazer um estudo para que não houvesse desperdício de papel e ao mesmo tempo tivesse uma pequena sobra levando em conta os erros, algumas refações e manutenção durante o período da exposição, então também fiz uma simulação de como os tamanhos escolhidos ficariam dentro das placas de Fam Board já considerando os tamanhos organizados na etapa anterior:
Me preocupei também com as legendas das fotos e usei o meu lado Arquiteto de informação para organizar de uma maneira simples a mesma disposição visual do conceito da montagem:
Depois deste planejamento todo e das fotos impressas, mãos a obra para cortar e colar tudo!
Como mencionei nas primeiras linhas do post, fiz um suporte para pendurar monóculos com fotos diversas das viagens:
Também comprei algumas câmeras descartáveis para distribuir para os convidados no dia da festa. Aproveitei para fazer um pequeno adesivo de instruções para o pessoal fotografar e passar a vez:
No banheiro, como disse, fotos PB e um ambiente que lembra um laboratório de revelação fotográfica.
Aí só faltou fazer o convite e comemorar!
O nome da exposição veio de uma das principais características comuns das duas viagens: Altitude. Então fiz 6 convites distintos usando 3 fotos que fiz no Peru e 3 que fiz na Patagônia, apenas mudando as fotos:
E para encerrar a parte da produção, fiz um vídeo que mostra um pouco de todo o processo de criação deste trabalho com direito a stop motion 🙂
Making of exposição fotográfica Altitude from Magelstudio on Vimeo.
E a mensagem que tenho depois de toda esta dedicação, noites, gastos com tudo e etc, é: Vale a pena! Se você tem um sonho, foca, se dedique e corre atrás dele! 🙂
E aqui vão meus agradecimentos especiais às pessoas que colaboraram com essa trabalheira toda:
Ao meu primo Fábio que me ajudou muito na montagem e nas ideias e processos mirabolantes para fazer tudo de uma forma inteligente e rápida, além do bom humor, sempre.
À minha irmã que também arriscou seus dedos e unhas em me ajudar a marcar e a estiletar os Foam Boards.
À minha mãe, pela montagem dos monóculos, por correr atrás de tudo que eu não podia, pelos cafés, por aturar toda bagunça, por tudo.
À Mari Nobre que nas últimas horas me deu uma baita força com a iluminação alem de me presentear com o lindo GuestBook da exposição que muitos assinaram.
Ao meu amigão Rogerio Fratin que escreveu lindamente o meu descritivo na entrada da exposição.
À Bia Goll por ceder gentilmente o espaço e ainda fazer a manutenção quando acontecia de algumas fotos cairem..rs
Aos fotografos Silvio Tanaka e Nicoli Barea que fizeram um registro incrível desta data.
Estão à venda as fotos que foram exibidas na exposição, junto com o Foam Board. Se alguém se interessar entre em contato comigo. O preço depende do tamanho da ampliação, mas é beeem camarada.
Também estou produzindo o suporte para monóculos. Cores e tamanhos de acordo com a necessidade. Em breve postarei aqui fotos do suporte. Aguarde.
%%$#!&**!@# !!!!
Valeu Jow!! rsrs
Não tem fotos do Matcho bitcho? Prazer ajudar. Pronto pra outra no ano que vem?
Dia e expo incríveis! Que venham as próximas, com mais amigos e mais sucesso! Pa-ra-béns 🙂
Pingback: Exposição fotográfica: Altitude | Magel Studio
Adorei! Todo o processo! Fantástico! Parabéns pelo projeto e as fotos 😀
Pingback: TOP 10 Magel Studio 2010 | Magel Studio
Como você é talentoso! Até dói 🙂 amo!
Marquinho, sempre fico admirada com os seus trabalhos. Criatividade inata, cujo efeito é notável! Parabéns.
Beijos
Fanuk, pronto eu nunca estou, mas a hora que bater a vontade a gente faz denovo!
Taeeeeeeixxxx! adorei ver vc lá. Muito especial.
Wan, obrigadão! O processo é um trabalho a parte, mas vale a pena documentar. Tks!
Renats, então vou deixar de ser talentoso pra não doer mais, tá? 😛 Obrigado, querida.
Amanda, muititíssimo obrigado pela sua visita na minha casinha aqui..rs. Obrigado mesmo, fico feliz que gosta dos meus trabalhos. Isso me motiva bastante 🙂
Muito legal. Parabéns!
Achei seu site procurando infos (e apoio moral) para montar uma exposição. Gostei muito desse post!
No meu caso, é mais complicado pois trabalho exclusivamente com nus. Mas todo esse texto, imagens e o videozinho foram inspiradores e me deram fôlego pra correr atras.
parabens.
(confira meus trabalhos no meu site)
Abraço
Pingback: Foto desconstrução | Magel Studio
Linda sua exposição! Adorei!
Obrigado, Beatriz 🙂
Excelente!
Bastante inspirador para nós da Casinha da Memória, aqui em Ourinhos (SP).
Parabéns!
Ramiro
Fiquei interessado no suporte para monóculos.
Está rolando? Como seria?
Olá, você tem uma visão muito boa de logística. Suas ideias são boas e por isso estou escrevendo aqui. Você mencionou o uso de pranchas de Foam Board, o material no qual as fotos foram afixadas, certo? É fácil de encontrar esse material? Qual o valor médio? Em que tipo de loja ele é vendido?
Tenho uma exposição em um m~es e queria algo diferente de papel para fazer a borda, esse material que você usou é legal porque é volume na composição.
Abraço!
Fala Diogo!
Obrigado pelo comentário!
Bom, pra falar a verdade eu não indico o uso de Foam Board para fazer uma exposição. É um material que danifica e enverga facilmente com pequena humidade. Eu fiz com o Foam Board pq eu estava realmente sem recursos financeiros.
Existe um material que se chama “P.U” e é mais caro. Mas aí do quanto você quer/pode gastar.
Lembro que comprei pela internet mesmo. Sugiro que dê uma Googlada. Como faz um bom tempo não me lembro de site nem preço.
Grande abraço! 🙂
é muito podre isso tudo
Ah é, Guilherme Silva Ramos?
Uma pena que um rapaz de 20 anos, com idade e inteligência suficiente para fazer uma crítica decente faz um comentário tão pob(d)re se fazendo de “fernandinho”. Só lamento.
O projeto, embora simples e com verba próximo à 0 (zero), foi feito com muito carinho, onde recebi muitos amigos, fotógrafos e familiares queridos. Me orgulho muito, valorizo e agradeço a Deus por essa conquista 🙂
Seu comentário me envergonha e nada me acrescenta, Guilherme. Mas te adicionei no Flickr (você é um cara talentoso!), pois quero acompanhar seu trabalho e ver o que eu posso aprender com você, né?
Que tal aproveitar este espaço para nos mostrar um projeto PHODA seu?
Seja bem vindo!
Parabéns pela iniciativa….adoro fotografias….
Ola! Nao resisti e deixo meu aplauso ao seu trabalho. Fui a Patagonia no final de 2012 e voltei deslumbrada! Resolvi fazer um evento no meu atelier ( no caso de um dia mesmo ) aonde mostrarei fotos minhas, da minha filha, e de um amigo que fotografo que se encatou com o deserto de. Atacama. Para viabilizar mostrarei as imagens em duas tvs 47″. Estava me achando meio exagerada em querer compartilhar aquelas paisagens nem que fossem por um dia, mas seu post me consolou, sou normal! Adorei os alfabetos tambem!
Que legal, Lilian!
A Patagônia é realmente deslumbrante, e reunir os amigos e conhecidos para dividir aquilo que você viu usando como suporte 2 belas TVs é uma boa alternariva, por que não? Além disso você consegue mostrar o seu trabalho em seu atelier, né?
Valeu!!
Pingback: Entendendo os tipos de revelação - Lomogracinha
Bom dia
Sou fotografo de final de semana tenho muitas fotografias dos rios, lagos e animais aqui do meu Amapá, estou pensando em fazer uma exposição fotográfica expor feira do Amapá em setembro
Aqui no Amapá os custo dos porta retrato é muito alto Gostaria saber como eu consigo montar com custo mais baixo, poderia me fornecer telefone dos seu fornecedor.
Grato
Walzinto Martins
96-9124 7833
Walzintomartins@bol.com.br
Olá, estou montando uma expo usando foam board como suporte das fotos e estou muito em dúvida quanto a cola mais apropriada para fixar as fotos. Poderias me ajudar com uma indicação? Grata!
Oi Vanessa. Na ocasião nós usamos Cola Benzina. Com ela dá até para tirar a foto e colar novamente na hora sem grandes danos. 🙂
Poxa… só vi tua resposta depois. Colei com cola de scrapbook que me indicaram e agora estão pulando bolhas na foto… Um final de semana inteiro perdido. Não tivestes nenhum problema com a benzina? A umidade daqui de Belém é altíssima e acho que pode ser isso que tá estragando a colagem.
Olá, Marco. Parabéns pela ideia, pela exposição, pela sensibilidade com que lida com situações inusitadas, como um comentário mal educado. Estou organizando uma exposição de fotos em grande dimensão e estava em dúvidas sobre que suporte usar. A cola de benzina também é uma novidade para mim. Obrigada, um abraço e belas imagens pra ti.
Oi Lyllian, muito obrigado!
Pois é, eu não costumo responder a comentários do tipo que viu, mas tem gente que merece! rs
Sobre a cola benzina, eu acabei gostando pq ela realmente servia para o que eu precisava, mas também não sei se é a ideal para exposições grandes (A minha foi bem pequena e durou pouco tempo).
Obrigado pela visita! 🙂
Olá Marco. Você fez o que morro de vontade de fazer. Faço viagens pensando nas fotos e já tenho uma série bem legal. Adorei sua exposição e a sistemática foi dez. Seu relato foi perfeito. Vou na cola. Muito obrigado. Quando realizar minha exposição te convido. Um grande abraço.
OLÁ, ESTOU QUERENDO FAZER UMA EXPOSICAO COM FOTOS QUE MEU NAMORADO TIRA AO LONGO DE MUITOS TEMPOS, SÃO PAISAGENS, MOMENTOS UNICOS E QUE SEI QUE É MUITO IMPORTANTE PARA ELE, PORÉM NÃO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR E NEM SEI OS REAIS CUSTOS DE TUDO ISSO, COMO É SURPRESA GOSTARIA QUE VC ME DESSE ALGUMAS DICAS. VALEU!!!
Olá meu amigo.
Parabéns pelo trabalho…
Posso te perturbar com uma pergunta um tanto quanto idiota?rs
Qual cola você usou para fixar as fotos no FOAM BOARD?
Obrigado e um forte abraço,
Fred
Ihhh… Devia ter lido os posts antes. Acabei de descobrir: cola de benzina, né?
Obrigado mesmo assim…
Abração
Fala Marco, parabéns pela idéia e pelas fotos. Sem querer ser indiscreto, mas já sendo, quanto mais ou menos você gastou com tudo? Tenho uma idéia parecida e queria ter uma noção.
Obrigado.
Fala Daniel! Obrigado!!
Cara, sinceramente eu não me recordo dos valores. Tudo vai depender de quantas fotos você tem, tamanho delas, aonde vai mandar ampliar, em que tipo de papel, o que vai usar no espaço, quanto custa o aluguel do espaço… aí você precisa colocar a ideia no papel, ir orçando tudo e ver se o valor cabe no seu bolso.
Para mim as coisas ficariam mais caras se eu não colocasse a mão na massa e fizesse tudo, por isso também foi bem cansativo, mas compensou muito! 😉
Ola! que coisa legaL! adorei, estou fazendo uma festa para uma grande amiga de 60 anos e resolvi fazer o tema da festa “Varal da Cecilia” uma pequena mostra de fotos. Ela é otima em fotografia mas fica tudo escondido no computador rsrsr. Vc me ajudou muito vou usar a ideia do Monoculo e do livro de presença ! parabens! depois envia o link para que eu possa comprar suas fotos, gostei muito! seria um belo presente para minha amiga, ok.
Boa Noite.
Gostaria de saber qual a cola que vc usou para colar as fotos no Foam Board e onde voces revelam as fotos
cola de benzina né? … KKKKK
li os posts anteriores tb … kkkkk, mas ainda gostaria de saber onde voces fazem a impressão das fotos
Miguel, a impressão dessas fotos eu fiz num lugar não cotado como um “bom lugar”. E atualmente não tenho ampliado fotos, por isso ficarei te devendo uma referência.
Olá, muito legal!
Estou começando agora na fotografia e achei incrível como inicia-se e realiza-se uma exposição e seu trabalho ficou muito incrível! Parabéns a todos os envolvidos!
Adorei. Sou professora de Artes em uma escola pública em Minas Gerais, mais precisamente em Medina – Vale do Jequitinhonha. Gostaria de montar como os alunos no 8º ano uma exposição sobre a historia de fotografia. Isso incluiria é claro modelos de câmeras fotográficas desde os mais antigos até as mais modernas que conseguimos, uma amostra de fotografias utilizando fotos antigas e as mais modernas de hoje. Tudo isso pra mostrar a evolução da câmera e da fotografia até os nossos dias. Gostei muito da sua ideia de montar um laboratório de revelação. Pode me dar algumas dicas sobre esses assuntos para abrilhantar o nosso trabalho.
Aguardo noticias.
Atenciosamente,
Elisane Gusmao
Hola,
Estou preparando com meus alunos do 8ªano uma exposição com fotos da escola onde trabalho aqui em São Paulo, será uma volta no tempo, e ao procurar algum editorial sobre como montar uma exposição descobri seu blog e achei o trabalho muiiiito legal, e mostrei a meus alunos que adoraram, assim se não se importa o usaremos como base para montar nossa exposição. Portanto te parabenizamos pelo excelente trabalho.
Olá, Elce!
Claro, pode utilizar o material como quiser!
E agradeço a divulgação aí para os alunos! 🙂
Oi Marcos,
adoro esse post. Muito explicativo pra gente que fica meio perdido. Vi que vocês mesmo montaram os monoculos. Onde vocês compraram o material para a montagem? E você tem como disponibilizar o video novamente? Abraços
Legal a idéia dos visitantes em tirar fotos da exposição. Vc revelou? Mostra como ficaram!
Parabéns pelo trabalho!
Olá Marco, estava vagando através de páginas e encontrei seu post, também tenho fotos de lugares onde viví e gostaria muito de compartilhar através de uma exposição, seu trabalho foi uma luz entre minhas dúvidas, parabéns e obrigado por dividir conosco sua experiência, muito sucesso!!!
Fala Flavio!!
Muito obrigado pelo seu comentário! Faça sim uma exposição! É divertido, reune amigos e ainda ajuda a dar uma divulgada no seu trabalho! 🙂
Que trabalho 10!!!!
Encontrei seu post sem querer, mas fiquei super animada.
Vou fazer uma cortina de fotos para decorar a parede da sala onde fica o sofá!!!!!! 😀 E também compartilhar a página com minha irmã e cunhado que amam fotografia!
Deus o abençoe!
Massa!! Foi o lugar que mais vi criatividade e inspiração para a minha exposição. Obrigada!!
Caraca!!!! Que coisa maravilhosa, simples e espetacular! Amei muito, a ideia é sensacional! Em breve farei uma exposição e vc me ajudou muito! Está de parabéns msm!!
Excelente trabalho!!!
obrigado pelas dicas!
Fantástico! Obrigado por partilhar todo o processo! Parabéns!
Ótimas orientações.
E sua exposição deve ter tido bastante sucesso.
Criatividade para apresentação das fotos não faltou.
Pelo que vi das fotos, elas ficaram lindas.
Parabéns.
Parabéns pelo trabalho, suas dicas vão me ajudar bastante, estava com algumas dúvidas e pelo seu excelente post elas foram sanadas… Que Deus continue te abençoado, muito sucesso pra você.
Muito obrigado, Raquel!
Fico feliz que as dicas ajudaram 😀
Excelente e belo trabalho. Me deu uma luz… melhor, várias (rs). Estou quebrando a cabeça em montar uma exposição fotográfica da Antártica.
Parabéns.
Fala Luiz!
Espero que essa luz ilumine suas ideias aí hehe! pq quebrar a cabeça faz parte 😉