15
novembro
2010

EBAI 2010

Este ano inscrevemos o projeto Paixão Coletiva no EBAI e fomos selecionados para apresentá-lo.

Passei a semana preparando a apresentação junto com a Lu, a Melina e a Tassia. Ensaiamos rapidamente durante a semana e fomos o segundo grupo a apresentar na sexta-feira.
?Eu nunca tinha apresentado para uma plateia grande como a do EBAI, somente para pequenos grupos na Faculdade e na Pós, mas a apresentação rolou legal e eu consegui falar com bastante tranquilidade.

Rolaram muitos cases e palestras interessantes, mas destaco a palestra apresentada pela Lu Cattony e João de Freitas. Eles falam do design estratégico e do papel do Arquiteto da Informação hoje, onde mostraram um vídeo sensacional feito por eles ilustrando um pouco do que o Arquiteto faz hoje e que nos faz refletir sobre o que e de que forma estamos trabalhando:

Modern Times 2.0 from João de Freitas on Vimeo.

Depois do vídeo, na apresentação é proposto uma forma mais ampla de pensar Arquitetura e um case muito rico em qualidade e inteligência de projeto. Me identifiquei bastante com o pensamento. Vale a pena ver a apresentação.

Outra palestra que também gostei bastante foi a última de sábado, apresentada pelo Marcelo Eduardo Oliveira do Institito Nokia de Tecnologia (INdT).
O Marcelo falou muito dos processos que os designers e desenvolvedores INdT usam para criar interfaces e soluções para celular e ainda fez uma brincadeira interativa legal utilizando o recurso de realidade aumentada com cartões coloridos distribuídos na platéia.

Além de assistir a palestras muito interessantes fiz alguns contatos bem legais e conheci pessoalmente uma galera gente boa pacas que eu já acompanhava a um tempo por Blogs e Twitter. Entre eles, a Luciana Cattony do Blog Planta Baixa, Rogério Pereira, Rodrigo Teixeira do Blog Alternativa Coletiva e o Fred van Amstel do Usabilidoido.

Arquitetos de Informação

Então é isso.

Até o próximo EBAI!

Veja todos os posts sobre: