23
agosto
2010

Sabadão Cultural

Postado por em design

Meu sabadão foi um dia cheio de referências, de cultura e de boa cozinha.

O dia que saí de casa me propondo a ficar o dia todo fora só na função cultural foi no ano passado, exatamente dia 4 de outubro, também com meu amigo Roger, do Designices.

Hoje começamos pela exposição Emoção Artificial 5.0 no Itaú Cultural, que na minha opinião não estava tão bom quanto a outros anos que visitei, mas claro, sempre tem algumas coisas que acabam chamando nossa atenção, então registrei algumas das obras que achei mais interessantes.

Bion

Rede de sensores interligados. Assim que alguém interage apagando um deles com as mãos, este se comunica primeiramente com seus vizinhos, que então começam a apagar os demais a sua volta.

emocao-artificial-bion-1 emocao-artificial-bion-2

AutoPortrait

Robô que fotografa, desenha os traços do modelo, mostra a obra para os espectadores e o apaga em seguida.

emocao-artificial-robo-desenho-1 emocao-artificial-robo-desenho-2

MetaCampo

Hastes flexíveis que são movimentadas por um soprador e, com o efeito que os espelhos dão, o visual acaba lembrando um grande campo de trigo.

emocao-artificial-metacampo-1 emocao-artificial-metacampo-2

Hysterical Machines

Como o próprio nome diz, esses robôs são histéricos, inquietos e imprevisíveis. Reagem conforme nossa distância e movimentação no ambiente. Medonho.

emocao-artificial-hysterical-1 emocao-artificial-hysterical-2

Depois de tanta emoção, a Mari Nobre se juntou a nós e passamos no Espaço Cultural Citi para ver a exposição

“Mônica: A criação do personagem brasileiro”

A expo está muito interessante e, o que eu gostei mais particularmente foi conhecer o processo e como a personagem surgiu. Apesar de já saber que o personagem foi baseado na filha do Maurício de Souza, não tinha visto a foto dela lado a lado com o personagem.

expo-monica-perosnagem-1 expo-monica-perosnagem-2 expo-monica-perosnagem-3

A exposição também mostra algumas esculturas muito legais, onde em uma delas pode se ver o cebolinha por um outro ângulo ;)

expo-monica-perosnagem-5 expo-monica-perosnagem-4

Depois desta exposição, batemos um rango no Bardo Batata e passamos na loja Limited Edition para babarmos um pouco nos “brinquedos” que a loja comercializa. Para quem é fã de quadrinhos e filmes, nesta loja vai encontrar bonecos perfeitos de diversos tipos e épocas. Muito show!

Com a pança cheia, partimos para a Bienal do Livro no Anhembi. Chegamos lá um pouco tarde, mas foi o suficiente para fazermos um “estrago” no estande da Taschen.

Sacolas de livros da Bienal

Como se tudo isso não bastasse, passamos em casa para pegar minha família e fechamos o dia com uma pizzada na Pizzaria Bráz. Bom demais!