07
fevereiro
2010

Sketchbook: O começo

Postado por em sketchbook

 

Depois de tanto tempo sem postar, relaciono então o primeiro post de 2010 como o primeiro esboço, como a idéia inicial, como o começar do zero.Sketchbooks que guardo desde 2002 E nada mais adequado do que falar em sketchbooks, ou cadernos que designers, ilustradores, arquitetos, etc usamos para não deixar escapar aquela idéia que acabou de surgir, começar a esboçar um novo projeto ou simplesmente treinar o traço. O sketchbook é um objeto muito pessoal, e com o tempo acaba mostrando a característica e a linguagem de cada um.

Não entendo como muitos designers ainda não usam sketches em seu processo criativo. Eu particularmente, uso em todo início de job, projetos pessoais que podem se concretizar no futuro (ou não) e levo até em reuniões para que tudo que venha a mente na hora possa ser registrado com pequenos rabiscos ou em mapas mentais (Mind Maps) com palavras-chaves que possam me ajudar na criação do projeto.

Este processo criativo sempre fez parte dos meus projetos. Só não uso caso já tenha uma idéia muito clara do que eu preciso fazer. Guardo todos eles, o que me serve para eventuais consultas ou para resgatar aquela idéia que só agora tive tempo de realizá-la.

Esboçar ou “rafear” é muito importante para a criação, ajuda a destravar quando se tem aquele branco e faz a gente perder menos tempo na hora de photoshopar um layout.

Recentemente li uma matéria na revista Computer Arts que fala deste “Baú de Idéias” e me identifiquei muito com um comentário que o artista britânico Jon Burgerman fez a respeito de seus antigos registros:

“Os cadernos me dizem que eu era muito bobo há alguns anos ou que eu era muito bom na época e agora é que eu sou bobo”

Dos rafes que já fiz, mostro abaixo alguns que foram essenciais na criação de alguns trabalhos.

Os dois rascunhos a seguir foram feitos na época do redesenho anterior do site da Capricho e da República Capricho, que eram ambientes de uma casa onde o público do site podia interagir e acessar as informações de uma maneira mais lúdica.

Sketch Republica Capricho

Sketch Republica Capricho

Esboços de infográficos online feitos para a Mundo Estranho. Infográficos Estátuas e Esgrima:

Scketch Infográfico estátuas

Sketch Infográfico Esgrima

E scketches do Infográfico Cidade Política e Game CSI, ambos para a Superinteressante.

Sketch Infográfico Cidade Política

Sketch Game CSI

Resolvi incluir o vídeo do Clipe do Skank que tem tudo a ver com este post:

Então pegue aquele seu caderno que está encostado na sua casa e comece a usá-lo! Pode ser tradicional scketchbook, um moleskine, um caderno com folhas pautadas, brancas ou coloridas. Existe uma infinidade de formatos, mas o que importa mesmo é exercitar e quebrar aquele seu bloqueio criativo.

Veja mais sketches aqui.

Veja todos os posts sobre: