1. Convide
Convide-o para o seu aniversário e diga para ele “aproveitar” e levar a câmera para fazer umas fotinhos da galera. Amigo que fotografa bem, sem a câmera é meio amigo, então aproveite a amizade. Só assim você poderá ter fotos incríveis sem precisar contratar ninguém. Caso ele não possa ir em seu aniversário peça a câmera emprestada, afinal ele é seu amigo ou não é?
2. Reprove
Depois dele tirar uma foto sua numa festa, peça para ver a foto dele e reprove umas 15 vezes dizendo: “Ah, eu estou feia, tira outra?”, “Ah não gosto desse ângulo, tira outra?”, “Ah, fiquei gorda, tira outra?”, “Ah meu, saí com uma espinha!!, tira outra?”… reprovando as fotos ele pode ficar ali a noite toda fazendo um book só seu!
Outra dica é dirigí-lo e ensiná-lo. Diga para ele “não é assim, é assado” e mande-o fazer o ângulo que você quer, afinal não tem nada demais limitar a criatividade dele.
3. Elogie
Depois de ver uma foto sensacional que só um bom fotógrafo pode fazer, diga a ele que A CÂMERA é demais, que hoje em dia as câmeras tem uma super tecnologia e uma super lente. Nunca elogie o olhar dele. Sempre repita: “Essa câmera é foda”, afinal essas câmeras já fazem tudo!
4. Desconcentre-o
Quando ele estiver trabalhando e tentando clicar aquele momento, puxe papo com ele, ou então fique entrando bem na frente, a todo momento.
5. Peça um favor
Seu amigo acabou de trocar a câmera profissional e ele precisa treinar com a nova. Então chegou a hora de realizar as fotos do Book dos seus sonhos! Pronto, é hora de pedir aquele “favor” e fazer as fotos “di grátis” sem precisar contratar ninguém.
6. Peça as fotos!
Em uma festa que ele esteja fotografando, interrompa-o e peça pra ele te mandar as fotos em que você saiu. Caso ele seja gentil e lhe peça um papel com endereço de e-mail, diga que não tem como anotar, então peça para ele mesmo anotar o seu e-mail. Lembre também que você PRECISA atualizar seu Facebook e postar no Instagram.
Se ele demorar um dia para mandar, cobre uma, duas, três vezes até vencê-lo pelo cansaço.
7. Créditos
Caso ele tenha feito as fotos pra você ou lhe mandou gentilmente as fotos depois daquele evento, nem precisa se preocupar com os créditos. Dar créditos só por causa da troca de um favor? Fala sério!. E ainda, se ele mandar as fotos com o crédito na foto, apague. Fica feio o nome de uma pessoa numa foto que você vai colocar no orkut.
8. Copie
Use a foto dele (você pode copiar do Flickr!) para fazer aquele catálogo ou banner da sua empresa, afinal dificilmente ele vai descobrir que a sua loja, conhecida somente na região será vista por ele.
9. Desvalorize
Quando você pedir um orçamento de um Job e ele cobrar o preço que eles normalmente cobram, diga a ele que está caro, que seu sobrinho também tem “câmera digital” e poderia fazer até de graça. Diga ainda que hoje é muito mais fácil, é só clicar e baixar as fotos, que não tem custo algum. Afinal de contas não é como antigamente, em que o fotógrafo tinha que gastar para ampliar e revelar o filme. Hoje é tudo digital, não custa nada. Sem falar que este job pode servir de “portfólio” para ele!
10. Faça pose
Quando estiver naquele ambiente descontraído seja o único a fazer pose, sem ele pedir, olhe e fique sorrindo para a câmera. E para ajudar, saia em todas as fotos que puder. Se ele for fotografar uma só pessoa, entre na foto! se for só um casal de namorados, entre na foto! se for só a turma do ano passado da faculdade, não a sua, não faz mal, entre na foto!!!. O importante é sair em todas!
11. Critique
É engraçado, tem fotógrafo que gosta de fotografar mesmo nas horas de diversão. Neste caso, quando ver um amigo fotografando num churrasco ou numa festa por vontade própria, diga pra ele largar a câmera, que ele parece japonês!
Quando ele estiver pirando naquelas posições contorcionistas só para pegar um detalhe besta daquela gota de orvalho numa folha, fala pra ele: “Para de ficar se matando aí, vem tirar uma foto da gente”!
Aliás, esta é uma boa hora para aproveitar que ele está no lazer e pedir pra ele tirar fotos daquele seu vaso de plantas, do seu cachorro, do seu carro, do seu filho… Pô, já que tá com a câmera não custa aproveitar e tirar umas fotos pra você, né? (não esquece de pedir para ele te mandar no dia seguinte)
12. Pegue na câmera
Assim que ele tirar uma foto sua, puxe a câmera para ver como ficou a foto, como aqueles entrevistados que costumam pegar no microfone do repórter, manja?
Ou então se o fotógrafo te pedir para você tirar uma foto com a câmera dele, você pode fazer duas coisas que vai deixá-lo loco: Use aquela sua mão que está cheia de gordura da coxa do frango que você acabou de comer colocando o dedo preferencialmente na lente.
Outra dica é nunca usar a alça que evita a queda acidental do equipamento. Caso ele peça para você colocar a alça, diga que não precisa, que você é cuidadoso (a).
Seguindo esses passos você só não irá levá-lo a beira de um ataque de nervos se ele for um Buda.
Permitida reprodução desse post, desde que:1. Citado o autor deste blog (Marco Moreira) 2. Colocado o link permanente deste post em seu blog 3. Não altere o texto original, nem inclua nada que eu não tenha escrito aqui
4. Seu blog não vise lucro (banners, links patrocinados, etc) na página do post
Links semelhantes:
Como enlouquecer um designer
10 Dicas para um designer não querer te matar
6 dicas pro webmaster não ser morto pelo designer
Meu Flickr aqui
Marquinho, é prá pirar qualquer um cara….rsrsrsrrs
muito cruel……rsrsrrsr
fica na paz..
Marcos.
Nossa, Marquito! Mas que lindura de post, hein? Obrigado por citar os meus também. A propósito, me diz, o que vais fazer no final do ano? Que tal passar o Natal na casa da minha mãe? Vai ser bem legal! Ah… Leva sua câmera pra fazer umas fotos nossas, também… sei que ela é MARAVILHOSA e vai conseguir deixar todas as fotos supimpa!
Pingback: Tweets that mention Como enlouquecer um fotógrafo | Magel Studio -- Topsy.com
Cara, eu sou um Buda (de aparência) e se alguém fizesse isso, eu daria um tiro na hemorróida do safado!!!XD
Muito 10 o artigo, parabéns!!!
nossa! fiquei louca só de ler o post, hahaha
parabéns, ficou legal !
nossa, me deu nervoso só de ler… haha
muito bom post! =)
Genial.
E quando você manda as fotos (selecionadas) e a pessoa pede mais porque ela viu você tirando mais??
Vulgo: material bruto x material selecionado. Ai ai.
Pingback: Como Irritar Um Fotógrafo
Aqui na fronteira eles fazem tudo isso com os fotógrafos e mais um pouco!!! KKK
Eu sei bem como é isso, e parece até que as pessoas fazem de propósito, por isso agora eu sou chato mesmo, dou esporro e tudo mais. Alguns me xingam, outros ficam uns dias sem falar comigo, mas é necessário ^^
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo | Humortal
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo | Blog do Bolanho - Vai Arrebentar!!! Acessou??? Arrebentou!!!
Pingback: Atelliê. Fotografia Criativa » 12 things that you can’t do!
HAHAHAHA…que isso…sou totalmente solidaria a causa! 12 pontos que são quase como espetar agulha no bonequinho voodoo!
Aqui..usei teu texto no meu site 🙂 Dei os creditos e tudo mais..da uma olhadinha la dps
vlw d+
Cara isso acontece comigo com uma frequencia assustadora!!!
Quanto ódio nesse coraçãozinho, Marquinho… Obrigado pelas dicas! 😉
verdade… isso tira qlqr um sério! x.x
Cara fiquei doidooooooooooooooooooooo,,
estou doido estou doido etc.etc. e demais.
legal a ideia
Muito bom!!!
O texto está perfeito!
Parabéns!
Nunca li algo tão perfeito,espetacular,se deixar vou postar no meu blog,porque é isso exatamente isso que acontece.
EXATAMENTE!!!
Fala cara!! O e-mail que recebi não tinha a fonte. Já resolvi o problema. Abraço!
Obrigado pela atençao. Link e fonte foram colocados.
Pingback: Como enlouquecer um designer | Magel Studio
cara, vc tem um problema gigante com créditos. insegurança, cruzes…
Jurandir,
Exigir créditos não é um problema, é um direito. Se eu sou autor de um texto, de uma foto ou seja lá o que for, tenho o direito de obter o crédito da obra. Não sei se você entende muito bem a respeito de Copyright, Creative Commons e direitos autorais.
É merecido reconhecer um bom trabalho e justo dar o crédito quando aquilo não foi criação sua. Experimente sair copiando um texto de um Blogueiro por aí sem dar créditos para ver o que acontece.
Se você faz algum tipo de trabalho e não faz questão que coloquem o seu nome, tudo bem, também não acho errado, afinal é um problema seu. Como disse anteriormente eu faço questão, então cada um com seus problemas.
Pingback: Twitted by adriananeves
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo « Renato Tavares Fotografia
Hauhauhahua…acho que seus amigos estão te explorando D +, rsrsrsrs mas vou mandar o link para todos os meus….
Muito show, parabéns!
Charles, se você ainda não foi explorado é porque ainda não fotografou (ou não tem amigos)..rs
Adorei! Cara, bom demais! Vou mandar para a minha lista de “amigos”
Amei o texto!
Sou amadora, mas muitas dessas situações me deixam furiosa! Quando li a parte da mão suja de gordura lembrei das pessoas que ainda querem passar a mão no visor pra “limpar”! rsrs
Parabéns!
Fim de ano é festival dessas situações, hein! Um grande amigo meu já tinha dito que é melhor evitar fotografar em eventos da família, e eu achando que era exagero… Meu deus, o tanto que eu sou cobrada pra mandar as fotos pra colocar no maldito orkut! Ou pior: “não, coloca no teu mesmo que eu copio!”… eu não faço álbuns gigantes de cada evento no orkut!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rachei de rir, cara..
É a mais pura verdade..
Muito foda isso aí.
Parabéns pelo blog.
Abraços.
Não, não…na verdade é exatamente isso que acontece….mas diferente…isso não me irrita, encaro como um reconhecimento.
Parabéns, o que a gente sempre passa e as vezes esquece de falar…
Já passei por TODAS as situações descritas por você.
Costumo fazer uma analogia à situação de um “amigo” que convida você para uma festa e pede para levar a câmera:
É a mesma coisa que convidar um dentista para uma festa e falar: olha.. leva seu motorzinho que eu estou com uma cárie e a gente aproveita a ocasião..
Enfim.. os chatos existem.. os sem noção também!
Já me aconteceu de virem me perguntar:
Você sabe quem tem um estúdio e pode fazer umas fotos minhas assim para eu ter e colocar no perfil do orkut? Não quero um Book.. só umas 10 fotos..
ô IRA que dá!!!
parabéns pelo post.. vou citá-lo agora mesmo em meu blog, twitter e etc.
Pingback: Monjardim Noleto » Blog Archive » Como enlouquecer um fotógrafo.
hahahahahhahahahahahahahahahahahaha
conheço bem essas historias….
muito bom
Muito bom. ehehehehe
Percebi que já passei por TODAS essas situações.
Muito bom! hehehehehe
Tenho uma sugestão… por que não faz um assim:
‘O que não dizer em uma sessão fotografica?’ hehehe
já está citado e creditado. hauhauahaha muito boa.
E ainda pede pra pôr os créditos se reproduzir o texto? (leia item 7 – aplicando-o para jornalistas) hahhahaha
Se alguem faz esse ritual todo comigo faço vai ter a marca da correia da minha camera no pescoço por enforcamento.
As piores são a 7 e a 8 . DÁ MUITA RAIVA !
Cara adorei
So senti Falta de uma coisa
Em vez de chamar o fotografo de fotografo chame-o de retratista
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
li no “let’s blogar” e achei o máximo. tive que passar aqui e dizer que fiquei irritada só de ler, devo ser meio fotógrafa então, hahah!
e quando o indivíduo pede: – Filma aqui ohh!!!
muito bom o texto! só de ler fiquei crazy
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo… « Carol Costa Fotografia
vou postar isso no meu blog, colocando os devidos créditos, ok?
Perfeito seu texto.
blog.felipelee.com.br
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo « Life in Portrait
Muito bom o texto, adorei e publiquei no meu blog, com links pro seu, ok!
Pingback: Cristina Sá» Arquivo do Blog » Dica de leitura
Alguém pode apagar isso?
Nossa, também fiquei &¨%$#$ da vida só de ler!
E sabe, eu tenho o costume de fotografar de boa vontade alguns eventos ‘nerds’ que vou… e a galera abusa mesmo!!! E como… Tanto que passei a por meu nome e logotipo em todas as imagens.
Antes eu era legal. Mandava pra todo mundo numa boa [selecionadas e com alta resolução], punha no meu orkut [em baixa resolução e quando copiava de outra pessoa arrumava e punha os créditos] e etc… mas parece que quanto mais agente faz, menos reconhecem!
Copiavam direto sem dar crédtitos…
Agora?! Bem, mando apenas para os que são AMIGOS mesmo. Se uma revista pede eu mando pq sei que eles dão créditos. Mas é só!
E se a pessoa fica me cobrando… Além de não mandar ainda deleto /bloqueio a pessoa pra aprender a largar de ser mala.
Enfim… peguei birra mesmo de gente folgada!!!
Genial o texto!!! Parabéns!
Aliás, se permitir vou dar idéia a minha prima de elaborar um texto com a mesma idéia, só que entitulado “Como Enlouquecer um Médico”, rs. Ela também evita dizer em festas e afins que é médica, pq TODO MUNDO que consulta de graça… é um inferno, coitada!
Pingback: Como enlouquecer um publicitário | Blogcitário - o seu blog de publicidade, marketing, viral e guerrilha
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo | Blog do Everton Rosa Associados
Adorei este texto… à medida que fui lendo fui sentindo a revolta dentro de mim… rsrsrsrs… queria acrescentar também uma outra maneira clássica de enlouquecer um fotógrafo. Além de fotografar o aniversário do filho do seu amigo de graça ele ainda pede que tire as rugas dele e gordurinhas indesejáveis de sua mulher em todas as fotos em que eles aparecem visualmente desfavorecidos obviamente pela sua lente que capta “todos” os detalhes, inclusive os menos desejáveis… !
Valeu,
Aline
Hahahaha Adorei! Pior que é bem assim e fico até envergonhada pq eu faço algumas coisas dessas hihihih… Saudades marquinho! bjo!
Conheci seu blog através de um link para esse texto e adorei. O texto está perfeito, eu me identifiquei com cada uma das situações que vc descreveu. Da cara de decepção dos “amigos” quando a gente chega a festa sem a câmera (eu faço isso agora, rs!) ao elogio mais detestável: sua câmera faz fotos maravilhosas (a resposta que dá vontade de dar: e sua boca faz péssimos elogios!) 😉
Parabéns!
Luciana
Perfeito!era tudo que eu nunca havia lido antes,é tudo verdade!
velho, bom post,
muito bom
é impressionante como eles gostam de “tentar” pegar na camera,
a do dedinho engordurado na lente foi golpe baixo mano
legal
Proponho mais um:
13 – Pergunte onde vai passar
Se por um acaso encontrar um fotojornalista na rua e ele te fotografar, pergunte por que ele está FILMANDO. Depois que ele disser que aquilo que ele tem na mão é uma câmera fotográfica, faça uma cara de que não entendeu nada e peça que ele lhe diga em que CANAL vai passar.
Após compreender que aquelas fotos serão veiculadas em um jornal impresso, aproveite para pedir para selecionar a que você saiu melhor e diga qual quer ver publicada. Toque nos botões e lembre o fotógrafo pra tomar cuidado e não apagar aquela especificamente.
Por fim, finalizando a conversa pergunte-o quanto custa o equipamento dele. Demonstre o quanto ficar abismado, e diga que aquela foi uma péssima compra e o equipamento está desatualizado; afinal a sua câmera compacta tem MUITO MAIS megapixels.
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo « Sigo Assimétrica
Pingback: Pra que simplificar? | Magel Studio
Muito Muito Muito BOM!!! Que maravilha!!!
Grande Abraços
Pingback: Fotógrafo trabalha de graça? | Magel Studio
Pingback: Tabela de “Serviços Fotográficos” « Luciaadverse's Blog
Oi Marco,
Tudo bem?
Você não me conhece, mas sou fotógrafa como você e me diverti com seu post “Como enlouquecer um fotógrafo” e acabo de comenta-lo no meu blog.
Dê uma passadinha e veja:
http://luciaadverse.wordpress.com/
Um grande abraço, Lucia
Valeu Lucia, muito obrigado! 🙂
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo at Blog Cajac
Rapaz, vou linkar isto no meu blog.
Sou formado em publicidade e acabei me envolvendo com a fotografia. Já passei por TODAS essas situações.
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo | Desfocando
Pingback: Sketchbook: O começo | Magel Studio
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo « DP Fotografia – Danilo Palange
Pingback: » Blog Archive » Como enlouquecer um Fotógrafo!
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo « :: Estúdio A.R. :: [ André Rebouças - Fotógrafo ]
Adorei o texto! Até publiquei no meu site tmb, dando os créditos. Claro… rsrssrsr
abs e bom trabalho!
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo « Aline Lima
Pingback: » Blog Archive » DICAS PARA AGRADAR UM FOTÓGRAFO
CARACA!! Como me irritou esse post!!! Impressionante! Achei que fosse só comigo.. ai que raiva!! hehehe
Abraços!
Pingback: Pra começo de conversa… « Photodik's ~
MORRI DE RIR! 😛 MUITO BOM!!!!
Engraçado ter conhecido o texto antes de te conhecer hahaha É muito bom! Parabéns 🙂
Amigo, posso colocar no meu blog? Muito boooom!
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo!!!! por Magelstudio « Gustavo Lucena
Pingback: 08/01 – Dia Nacional do Fotógrafo/Fotografia! « Daniela Siqueira
Fiquei com mta raiva quando li… kkkk
Enlouquece qualquer um…
Pingback: Coisas de Renata – Fotografia » Quer deixar seu amigo (a) fotógrafo maluco?
Cara, que adNOKSJIOACNASCIASCNCNZ CMZIXCAshdfwefqweiof
so de ler e pensar que alguém pode querer fazer isso
pelo amor do meu demônio, tem coisas ai que da vontade de…. nao consigo nem escrever a indignação que sinto.
Mas eu mando esse tipo de cliente ( se e que da para chamar de cliente ) para a PQP
Muito bom!!!! Rsrs
Nossa fiquei com raiva so de ver o post … Pior q isso acontece!!!! hahahahha
Adorei!!! Espero que meus amigos entendam a mensagem quando recomendar o texto (em vez de seguir seus conselhos) rs. Adorei seu Blog tb, vou segui-lo. Abrs.
hauhauhau caraca se tinha gnt que ja fazia isso..
sem esse manual dos 12 passos pra enloquecer a gnt,
imagine agora hiuahiuaa conheco pessoas
que se lerem isso eu to frito XD hahaha
Amei cara!
Acho até que vou copia-lo para por no meu blogue.
Bom de mais… rsrsrs.
Pingback: Como enlouquecer um Fotógrafo « O Foblógrafo :: Fotojornalismo
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo - gilberto teles
Demais, pra não correr o risco de não achar esse post coloquei no meu blog tb. COM A FONTE. hehe!
Colocando lá acho que esse tipo de coisa vai diminuir, sonho!
Fala Gilberto!
Todos esperamos que isso diminua pelo menos um pouco, mas acho que dificilmente o “tio”, a “tia” e os sem noção vão ler isso. Fazemos a nossa parte!
Obrigado pelo comentário e pela divulgação! 🙂
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo | Still Fotografia | Web
oi, Marco Moreira, parabéns pelo super texto!
à época coloquei apenas seu nome, pois era só o que tinha, procurei demais o permalink mas não houve como encontrar. agora já corrigi.
obrigado!!!
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo! « Devaneios
Ok, rly sorry. Apesar de o Atelliê não ter fins lucrativos, not at all, retirei do ar.
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo | Vinicius Paraiba | www.viniciusparaiba.com.br
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo :
Não chegaria ao item 4)… eu já teria estrangulado o indivíduo…
😉
Acho que tenho problemas… contraio todos os ítens citados. Creio que estou mal de amigos.
Tô me tremendo de raiva só de ler e lembrar que toda hora fazem isso. >.<
Ah! um pequeno detalhe! Essa matéria foi escrita por alguém frustrado que, por não conseguir chamar a atenção dos fotógrafos, devido à sua limitação de atrativos, resolveu soltar a franga.
Pingback: 10 maneiras de irritar um fotógrafo « Tony Cavalcanti Fotografias
Pingback: Como enlouquecer um fotógrafo | EHayashi
Pingback: Top 10 Magel Studio - Retrospectiva 2009 | Magel Studio
Nossa eu fique estressado só de lê rsrs, é de matar mesmo essas coisas!
Outra coisa terrível é quando você passa uma foto para seu amigo (depois de ter tratado) e ele faz o favor de abrir o “photoshop” e editar do jeito dele! Foda.
Tenho várias “amigas” assim….pedem para eu ir em tal lugar fazer as fotos, especialmente nos finais de semana….já fiz um preço irrisório por que é amiga….e ela fala..mas tudo isso só para tirar as fotos?
Algumas vezes, fiz para testar……cheguei cheio de malas, suado, com as mãos sujas, disse que tinha furado o pneu. No mesmo dia ela me pediu o valor, pediu pensando que iria cobrar o que já tinha baixado ou mais baixo……eu disse….nada, não me custou nada, só vim aqui tirar as fotos e depois gravo em um DVD e entrego na sua casa. Deu certo, entreguei o DVD e não cobrei nada. Mas nunca mais ela me ligou…..Graças a Deus…..e com certeza as amigas sabem que vivo disso, meu equipamento custa caro e quebra, fora cursos etc…. Pô vai se ferrar. Caso estivesse em um lugar trabalhando e ela aparecesse tudo bem, mas “marcar” horário e não querer pagar é foda…..Muito cara de pau.
Amei! Me identifiquei com todas, como sofremos!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk