15
novembro
2009

2º LIDE – Linguagem, Informação, Design Editorial

Postado em design

Este ano aconteceu o 2º LIDE (Linguagem, Informação e Design Editorial).
Com maior estrutura e mais pessoas o LIDE aconteceu na FAAP. O tema desta edição foi Projeto Gráfico e Mario Kanno abriu o evento.

Participaram da edição:
Rafaela (que substituiu Pablo Martin Ruiz) do Studio Cases i Associats falou sobre o design como ferramenta para gerar mudanças numa empresa jornalistica. Em seguida Saulo Ribas da Editora Globo falou em como transformar revistas editorialmente pensando conteúdo e forma dinamicamente, depois veio Alceu Nunes, destruindo em uma palestra matadora sobre repensar o design editorial. E Aline Sordili (Ex Abril.com) do Portal R7 fechou falando do conteúdo na web: gerenciamento, formatos e exibição.

Os detalhes do currículo dos palestrantes você pode ver direto no site do LIDE.

Algumas fotos do evento:

Abertura do 2º LIDE com Mario Kanno

Abertura do 2º LIDE com Mario Kanno

Rafaela - Cases

Rafaela – Cases
Saulo Ribas - Diretor de criação da Ed. GloboSaulo Ribas – Diretor de criação da Ed. Globo

Alceu Nunes - Diretor de Arte da VIP

Aline Sordili - Gerente de Conteúdo do Portal R7

Aline Sordili – Gerente de Conteúdo do Portal R7

Gostaria de falar em especial da palestra do Alceu, que foi a que mais me identifiquei e a que particularmente gostei mais.
A palestra dele foi muito bem preparada, linda e prendeu muito a atenção de todos. Falou sobre o processo de como ele chegou no resultado da linguagem do projeto gráfico da revista Capricho, na época em trabalhou lá.
Ver o resultado de um trabalho é muito legal mas, mais legal ainda quando você sabe como a coisa foi feita desde o início. Eu gosto disso.
O Alceu é um cara que me deu muita inspiração desde quando eu trabalhava como designer na Mundo Estranho, que era ao lado da redação da Capricho. Gosto do jeito que ele pensa, como faz e como utiliza as ferramentas manuais que dão uma cara especial e única para o que cria.

Na palestra ele mostrou os kits que distribuiu para as designers da Capricho criarem composições que dariam formas ao novo projeto gráfico da revista:

Alceu Nunes apresentando o Kit Design distribuido para as designers da revista

Alceu Nunes apresentando o Kit Design distribuido para as designers da revista

Depois do primeiro projeto gráfico da nova geração da revista baseado em corte e costura, ele criou outra que foi baseado em carimbos e esta eu me lembro muito bem, inclusive tirei umas fotos na época…

Alceu testando os carimbos na Capricho

Alceu testando os carimbos na Capricho

Alceu testando os carimbos na Capricho

Alceu testando os carimbos na Capricho

Processo manual e personalizado é uma coisa que falta muito hoje e será cada vez mais raro daqui pra frente, por isso que digo e repito: Faça curso de caligrafia, de tipografia, aprenda o processo manual de revelar uma foto, desenhe, pinte, costure, carimbe! :)

Dê uma espiada no que aconteceu no 1º LIDE

Veja todos os posts sobre:

E por falar nisso...