20
maio
2009

AI da INFO Downloads

Este foi o primeiro job que fiz na Abril Digital em Arquitetura de Informação.

O site da INFO possuia a área de downloads muito acessada, porém pouco explorada e o objetivo foi redesenhar para melhorar a usabilidade e deixar mais atrativo e captar novos usuários.
O cliente tinha como premissa a facilidade na busca da informação e a interação do usuário para comentar, avaliar e compartilhar o conteúdo.

Então iniciei os estudos primeiramente me familiarizando com referências que são conhecidas pelo público que costuma utilizar este tipo de serviço, já pensando na viabilidade técnica e sempre consultando o pessoal da programação. A Product Owner já conhecia muito bem o usuário e isso facilitou muito a minha vida.

Como vim da área de design, procuro manter também no wireframe proporções do tamanho dos elementos para que a localização e o estudo já feito na arquitetura não seja prejudicado na hora do layout.

No wireframe usei algumas cores para diferenciar os tipos de informação deixando claro para o cliente a localização e o espaço que cada um deles ocupariam:

Wireframe e layout:

Wireframe à esquerda | Layout à direita

Abaixo o wireframe de uma das páginas mais importantes do site, a página de downloads. Tentei deixar as opções de interação o mais claro e óbvio possível, podendo ser visto logo no primeiro scroll da página e logo abaixo desta parte, dados importantes para decisão do download do software.

Wireframe da página de download

E o layout feito pelo designer do site baseado na Arquitetura de Informação:

Layout da página de download

O admin utilizado para a inserção de conteúdo foi feito direto na programação enquanto a arquitetura do site não ficava pronta, ou seja, não foi feito a arquitetura do publicador devido ao prazo, mesmo assim fiz uma análise heurística e de layout para que a usabilidade não fosse comprometida na publicação dos conteúdos.

Veja todos os posts sobre: