09
junho
2008

Curso Abril de Jornalismo 2008

Hoje falo um pouco sobre como foi produzir o projeto “Em Tiras” para a editoria da Abril Digital sob orientação de Alini Sordili no Curso Abril de Jornalismo

desenhando-quadrinhos-peq

Pesquisas e referências

Primeiramente fomos convocados para fazer um site de história em quadrinhos, jogos e animações baseados nos moldes do Comflix. Claro, nós do grupo boiamos um pouco, pois o máximo que sabíamos de quadrinhos girava em torno dos gibis da turma da mônica..rs
Pois então, tivemos que correr atrás de pesquisas de público, de linguagem e entender de fato quais eram as necessidades deste público, o que eles pensam, o que eles curtem e como seria este tal “site ideal” para eles.

Dentre diversos livros que vimos e compramos na Comix, recomendo muito esse, o “Desenhando quadrinhos“, tanto para iniciantes quanto para quadrinistas auto-didatas que ainda não o leram. É obrigatório!
O livro também é excelente para quem faz storyboards e trabalha com animação. Percebi que uma história de quadrinhos tem tudo a ver com o comportamento do storyboard.

Wireframe

Depois de entender esse público e mergulhar nesse mundo partimos para a parte prática.
Nem todos optam por fazer um wireframe detalhado, mesmo porque as vezes não dá tempo, mas acho que sem ele a probabilidade de um projeto ter furos é muito grande, então preferimos gastar mais tempo no entendimento e no planejamento para fazer um projeto conciso de cabo a rabo!

wireframe-emtiras

Logotipo

Primeiramente, definimos o nome, concebido por todos os envolvidos no projeto, depois veio a concepção do logo que foi feito por mim e pela designer Lívia Holanda, parceira do grupo.
O objetivo foi criar algo original e que de cara se relacionasse com o assunto que estávamos tratando. Acertamos em cheio!
Temos referência do “balão” presente em todas as HQs e definimos para a tipografia uma temática que tem tudo a ver com o rítmo dos frames das histórias em quadrinhos.

Print

Layout do site

O prazo era curto. Nós fomos o primeiro grupo a entregar o projeto, o que exigiu muita energia e algumas madrugadas em claro.
Optamos por fazer um layout em que as informações dos boxes em primeiro plano ficasse em maior destaque em relação ao backgroud do site.
Estudamos também quais seriam as áreas mais nobres dentro do scroll e grandes áreas de acessos para a nossa principal idéia: O “Crie HQ”, onde o usuário poderia criar a própria HQ, imprimir, mandar para os amigos ou até salvá-la como imagem e fazer o upload no site, criando o seu perfil onde poderia exibir toda sua criação e essas serem submetidas a comentários e avaliação de outros usuários.

home-emtiras

crie_hq-emtiras

A equipe

ca_foto_grupo

THE END

O Final foi tão feliz quanto triste. Foram 30 dias de intenso trabalho e aprendizado com profissionais da Editora Abril e alunos bacanas e talentosos que viraram grandes amigos. Este aí em cima foi o meu grupo. Da esquerda para a direita:
Jornalistas Natalie Reinoso, Katiane Romero, Lucas Pereira e Designers Lívia Holanda e Marco Moreira (eu!)

Para a apresentação mandamos fazer as camisetas, onde em cada verso havia uma letra, representando a união matadora do grupo. Lívia Holanda também preparou uma animação de abertura onde explicava o conceito do projeto:

E para fechar com chave de ouro ainda criamos e mandamos imprimir diversos fanzines que continha nossa história no projeto desde o início.

Valeu demais!

Veja todos os posts sobre: