Agora as lojas tem outro ponto de atenção: As cores.
O fulano vai falar:
— “Meu, instala seu som na “Loja amarela” que fica na Francisco Alves. Eles tem um ótimo serviço”! Agora, não se arrisque a entrar na “Loja verde” que os caras não me atenderam muito bem.”
Cinistro não?
Nos acostumamos tanto com tamanha poluição que agora ficamos perdidos ao procurar o estabelecimento.
Bom, fala a verdade. Design é um bem necessário não?
Poluição não, comunicação sim!
E por falar na revolta dos lojistas em ter de tirar seu backlight da fachada. Você acha isso mesmo necessário? O quão devem ou não devem os logistas empanturrarem nossos olhos com tanta comunicação?
Injustiça? Radicalismo do Kassab?
Talvéz seja um ponto de partida para pensarmos o quanto tudo isso que a cidade nos oferece é prejudicial. E também pelo menos alguém começou a pensar nisso, senão vira zona. Veja só a loja da Marabraz na Lapa. Ela deve ganhar de todas. E por que ainda não tiraram?
Precisa de tudo isso?
Abuso dá nisso, os poucos que usavam bem a comunicação tiveram que tirar sua fachada em consequencia da maioria que entope a fachada. Mas… será que inventaram lei também para retirar o suporte que segurava o backlight?
Pois eu não sei o que polui mais, se era a poluição visual gerada pelos logos e chamadonas ou se é pelos suportes que deixam agora a cidade mais terrível do que já estava.
E por fim, nós da área temos algo muito importante para pensar. O que vem depois? O que os lojistas vão inventar agora. Pinturas diferentes para chamar a atenção como esta acima?
Ou então coisas como o site Outdooronline. Bela idéia, navegação nem tão bela, mas talvéz seja uma maneira de brincar com essa situação. Acesse www.artilheira.com.br/outdoor {fora do ar}
Coloque o seu lá, antes que alguém mande você tirar.
Acho que deveriam também fazer uma lei para retirarem banners em demasia na internet!!!
Eu voto a favor!
Deixe seu comentário contra, a favor, enfim.. opine!
Meu, esses dias eu estava mesmo procurando opinião dos blogueiros sobre essa PALHAÇADA! Voltou o ai5!! Repressão TOTAL, nem os feirantes podem mais gritar, que beleza! Ele deve odiar muito os publicitários, vai ver um publicitário comeu a mulher dele e ele ficou putinho…
Concordo que coisas como essa da Marabraz são terríveis. Mas e a Identidade Visual, como fica? Plaquinhas de 1 metro não anunciam NADA!!! E sim, os suportes dos frontlights devem ser retirados também (ufa!).
Há quem diga que isso pode aumentar a publicidade na internet, pois assim eles vão atrás do público perdido com a mídia externa. Mas como vc mesmo disse, a Internet já tá poluída demais!
O mundo tá indo por água abaixo e o designer, que já tem tantos desafios a enfrentar, como a falta de oportunidade de trabalho, clientes chatos e salários baixos, agora têm que enfrentar mais um problema. Mas que beleza!
Quer saber? Vou virar prefeita! auHAUhauHAUhau
Bjo Marquinho!!!!
Bá, eu sou totalmente a favor dessa regra. Tô achando ótima a cidade limpa e acho que o papel do designer é esse mesmo: achar soluções quando elas não sãoo tão fáceis. Ou vocês acham que todas essas lojas procuram um designer pra projetar a fachada?
Bjos
Discutir o que não agrada e propor novas soluções, tornando-as claras para quem recebe. Isso é comunicar-se.
Ou então, somos designs e fazemos designers.
😉
Feio, poluído, sei lá.. sei que a coisa para as empresas ficou muito ruim. As regras são muito arbitrárias. A maior medida são 4 metros quadrados de fachada, indiscriminadamente, ou seja, a coisa não é proporcional. Em alguns casos nem vale a pena gastar dinheiro com fachada porque não dá leitura mesmo! A boa programação visual não polui, informa. Só me pergunto se a prefeitura vai eliminar a poluição visual causada pelas tribos de pichadores e se vão proibir a sujeirada que a propaganda eleitoral sempre faz. {}s
Eh Marco! Eu passo todo santo dia pela Francisco Morato e sinceramente eu não sei como era pior: com a sujeirada visual ou o que sobrou dos suportes da sujeirada… a maioria dos estabelecimentos do lugar acabou tirando só as letras das fachadas… fica engraçado pq continua com o nome da loja gigante… só que feito pela sujeira ou pela parte não pintada! Mas é interessante ver também que tem varios lugares q nem se manifestaram (vide Pão de Açucar, Carrefour, Cobasi) porque será hein? rsrsr
Ah! Duds, vai ver é por que tem liminar na justiça. São lojas grandes, tem grana sabe… O dinheiro é que manda nesse país infelizmente e o nosso direito acaba sendo desigual por causa disso. Quem tem se da bem, quem não tem só se f*d#!
a fachada da marabrás é legal que até uma invasão alienígena consegue ver. nunca tinha pensado em fachada de 53 ângulos.
Pingback: Comunicação Visual « Magel Studio
é na lapa sp não é?
Isso mesmo! 🙂
Pingback: O padrão é não ter padrão | Magel Studio